quinta-feira, 10 de setembro de 2015 |

Meus hábitos literários

Finalmente nós do Book Club conseguimos nos organizar e, então, voltaremos com os posts extras. E para voltar com a corda toda, resolvemos responder essa TAG/meme literário, contando um pouquinho dos nossos hábitos, costumes, manias durante as leituras. Vamos começar?

1. Quando você lê (manhã, tarde, noite, o dia inteiro ou quando tem tempo)?
Geralmente eu leio quando tenho vontade e tenho tempo. Mas nem sempre que tenho tempo, eu leio. Depende muito do meu estado de espírito no dia e do que eu tenho disponível para leitura.

2. Você lê apenas um livro de cada vez?
Normalmente sim. Só consigo começar a ler um novo livro quando termino ou resolvo parar de ler o anterior. Se eu ler mais de um por vez, acabo misturando as histórias, personagens, acontecimentos.. Fica uma salada mista e se cria uma nova história na minha cabeça, completamente diferente das que estou lendo.

3. Qual seu lugar favorito para ler?
Eu não tenho um lugar favorito para ler. Leio na cama, no ônibus, no carro (quando não enjoo), na sala.. Não tenho preferencias, fico onde estiver com vontade (ou puder estar) naquele momento.

4. O que você faz primeiro: lê o livro ou assiste o filme?
Leio o livro. Nem sempre é possível porque acabo sabendo que aquele filme tem um livro DEPOIS de ver o filme. Mas se eu posso escolher, só vejo o filme depois de ler. Inclusive, tenho vários filmes que ainda não vi só para poder ler primeiro. Porque eu gosto de imaginar os personagens como descritos no livro e não ter a imagem de um ator associada à ele, e gosto de ir descobrindo a história conforme vou lendo, e não já saber o que vai acontecer por ter visto o filme.

5. Qual formato de livro você prefere? (áudio-livro, e-book ou livro físico)
Amo ter o livro físico para ter lá, bonitinho na minha estante. Mas para ler mesmo depende de onde eu estiver, se for em trânsito (ônibus, carro, etc) prefiro e-book porque é mais prático e fácil de ler. Mas se estou em casa e posso ler com mais calma, prefiro o físico. Só o áudio-livro que nunca testei, um dia tentarei ouvir um livro e ver o que acho.

6. Você tem algum hábito exclusivo ao ler?
Olha, eu não sei, ninguém nunca me observou lendo para me contar se faço algo. Mas sempre tenho reações faciais quando acontece algo que me deixa feliz, brava ou espantada durante a leitura. Tipo aquele casal que você shippa desde o começo dando o primeiro beijo, ou você descobre que o seu personagem favorito é um serial killer... essas coisas que todo mundo faz, ou não.

7. As capas de uma série tem que combinar ou não importa?
Não acho que seja uma obrigação, mas fica muito mais fácil de identificar que é uma série se as capas forem parecidas, e é muito mais bonito também. Mas não é regra.

Agora que já conferiram os meus hábitos literários, corre para ver os hábitos das outras meninas do projeto também. E me conta se você se identificou com alguma das minhas manias.

6 comentários:

  1. Oi, Manda :) Acho que você tocou num ponto muito interessante que é o formato de livro mais cômodo para cada lugar/situação. Por mais que eu prefira o livro físico, tem vezes que eu acabo recorrendo ao ebook porque é mais acessível naquele momento. No fim, o importante é a gente ler, né? Hahaha
    Eu também reajo muito fácil às situações da trama. Inclusive choro muito lendo um livro. Acontece nas melhores famílias hahaha
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, o importante é ler.. hahahahah
      Eu só chorei uma vez, lendo o último livro de Harry Potter. É bem difícil eu chorar lendo.
      Beijos

      Excluir
  2. Expressões faciais sempre rola! E o pior é que a gente nem percebe, mas se tem alguém perto da gente, sei que causa um estranhamento, hahah
    E nossa, não consigo ler no carro, fico com dor de cabeça e as letras se embaralham todas :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler em público é uma dificuldade, sempre atrai olhares pelas caras e bocas pro livro hahahahah
      Eu consigo raras vezes, geralmente em viagem porque tomo remedio para enjoo, mas fora isso eu não leio porque fico mega enjoada D:

      Excluir
  3. Gostei da Tag! Eu sou parecida com vc quando as reações faciais na leitura e além das reações as vezes choro ou dou gargalhadas e ai todos olham para mim com aquele olhar de essa daí é louca. hahah
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo hahahahha ler em público é difícil, sempre atrai olhares.
      Mas dificilmente choro, só chorei uma vez lendo o último livro de Harry Potter hahaha
      Beijos

      Excluir