quinta-feira, 18 de dezembro de 2014 |

Book Club - Quem é você, Alasca?

E láá vou eu, me aventurando em mais um projeto. Mas dessa vez não é um projeto fotográfico, mas sim, literário.
Idealizado pela Veronica do blog The More That You Learn, outras 4 blogueiras e eu nos juntamos para fazer esse projeto, chamado Book Club, em que a ideia principal é que compartilhar 5 visões diferentes sobre um mesmo livro. E já que esse é o mês de estreia do projeto, o tema dele é "Livro de estreia" (que seria o primeiro livro lançado por algum autor) e, dentro desse tema, decidimos por escolher o livro Quem é você, Alasca? do John Green.


Sinopse: "Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para seu labirinto e o catapultará em direção ao “Grande Talvez”

Eu vou confessar que nunca tinha lido nenhum livro do John Green e, só depois da explosão de "A Culpa é das Estrelas" que fui conhecer. Quando foi decidido que o livro desse mês seria do John Green eu fiquei meio receosa, mesmo sabendo que "Quem é você, Alasca?" era o melhor livro dele, porque eu tinha ido atrás de conhecer o primeiro e não gostei. Mas a história realmente me surpreendeu e eu li o livro em dois dias, mesmo tendo lido em pdf, no computador (por isso a foto do google).
Bom, Quem é você, Alasca? conta a história de Miles, um garoto anti-social e colecionador de últimas palavras, que resolve ir para o mesmo colégio interno que seu pai, em busca do "Grande Talvez". Em Culver Creek, conhecida por seus grandes trotes, conhece Chip (Coronel), Alasca e outros. Chip é um típico garoto adolescente, já Alasca é uma verdadeira incógnita, com uma personalidade instável e um passado que é um verdadeiro mistério.


O livro foi escrito em contagem regressiva e isso já se percebe logo olhando para o índice, em que os nomes dos capítulos são quantos dias faltam para o dia 0. Assim que olhei para ele a primeira vez me veio logo à cabeça "O que acontece no dia 0?" e durante toda a contagem regressiva eu especulava o que aconteceria no tal dia e, quando cheguei, fiquei boquiaberta. Mas a partir daí a história melhora ainda mais pois, na minha concepção, fica mais profundo (na medida do possível para um livro adolescente) e, a cada página, você começa a refletir sobre o que está escrito ali (eu refleti muito sobre a minha vida, à medida em que passavam as páginas). Já a parte do 'antes' é mais focada na história dos personagens, no início da amizade deles, suas vida em Culver Creek.
Ele é totalmente em primeira pessoa, narrado por Miles e tem uma leitura fácil, gostosa, você nem percebe as páginas passando. É daquele tipo de livro que você pensa "vou ler só mais uma pagina e paro", e quando vê, já se passaram dez.Esse não é um livro excepcional, mas toca fundo no coração.



O meu quote favorito do livro foi: "Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em como será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente."

Quem é você, Alasca? provavelmente não vai ser o "livro da vida", mas com certeza vale a leitura.

Essa foi a minha primeira resenha literária, eu espero que vocês gostem e se animem para ser esse livro. E você também pode conferir o que as outras meninas acharam do livro: Cecilia | Tamires | Veronica | Wanila

Beijos!



As imagens foram retiradas do google, se algumas 
delas for de sua autoria entre em contato para 
que eu dê os devidos créditos.

15 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar do livro, mas não havia interesse de ler (até agora rsrs)
    Vou procurar para dar uma olhada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amei sua resenha! A minha vai sair só amanhã, mas concordo em grande parte com você. É mesmo um livro bem profundo e que te faz pensar bastante, ainda mais por ser um livro adolescente. John Green acertou, mais uma vez. Recomendo pra você O Teorema Katherine, é o livro dele que mais gostei!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li esse, mas adorei sua resenha. :)

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Tenho esse livro na estante, mas ainda não li. Tenho muitos livros na fila esperando. Nem sei quando irei ler. Mas gostei bastante da opinião em conjunto de um mesmo livro. Acho que ficou genial. Parabéns! É bom ver como as pessoas enxergam as coisas de pontos de vista diferentes. Taí, gostei!

    ResponderExcluir
  5. A Resenha ficou ótima :)

    atmosfera-maby.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha! Estou com esse livro há um tempo na minha estante e sua resenha me animou! Haha Adorei o projeto também! Faço resenhas toda hora lá no blog! Ainda tem como participar?
    Parabéns pelo blog!

    www.coisasdaana.com.br

    ResponderExcluir
  7. To tentando a um tempo ler esse livro, mas sempre tem algo pra fazer e não consigo ler :[
    Também nunca tinha lido um livro de Jonh antes de 'A Culpa é das Estrelas', aliás acho que metade das pessoas que gostam dele hoje em dia, também o conheceram através de ACEDE rs
    Beijos
    www.pantufa-rosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Procura sim.. tem ele em pdf. Ele é muito gostosinho de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. To com muita vontade de ler Teorema Katherine, parece ser muito bom. Realmente achei bem profundo pra um livro adolescente, por isso gostei.

    ResponderExcluir
  10. É bem legal mesmo, por isso aceitei entrar nesse projeto. Ele é bem diferente e é legal poder ver várias ideias sobre o mesmo livro.
    Mas leia ele, é bem rapidinho de ler, vale a pena :)

    ResponderExcluir
  11. Hahah que bom que te animei, espero que você goste tanto quanto eu.
    Eu não sei se ainda tem como participar, me manda uma mensagem na pagina no facebook e quando a responsável pelo projeto puder responder (provavelmente ano que vem), eu te aviso :)
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Sim, verdade. Mas eu ainda não li ACEDE e, sinceramente, nem tenho vontade.. hahah
    Mas leia ele, é rapidinho e vale a pena.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. […] o fim de ano, natal, ano novo e com ele, sempre vem o tradicional amigo oculto e, no Book Club, não podia se diferente. Decidimos que o presente teria um valor na faixa de 30 reais. O legal da […]

    ResponderExcluir