quarta-feira, 26 de novembro de 2014 |

A indústria do Photoshop

Essa semana vazaram as fotos do ensaio nu da Kim Kardashian para a revista Paper. E com elas, vieram também as fotos reais (aquelas sem tratamento, sabe?).

As capas da revista


A foto original ao lado da foto tratada em photoshop

Sinceramente? Eu prefiro muito mais a original!
Cintura extremamente fina, glúteos grandes, nada de "imperfeições" (celulites, estrias, etc), seios grandes e empinados, magreza excessiva, pele bronzeada, cabelos impecáveis. E, por mais que essa foto esteja exagerada, é isso o que essa indústria propõe. É esse o "ideal de beleza" que a grande maioria das mulheres, e até alguns homens, tanto correm atrás.
E isso me fez pensar no quanto essa "indústria do photoshop" é prejudicial para a população, principalmente a feminina, e ainda mais nos dias de hoje, onde, cada vez mais, as mulheres fazem de tudo para chegar nessa beleza "padrão de revista". Beleza essa, que NÃO EXISTE! Hoje, o Brasil é o país líder mundial em cirurgias plásticas, com lipoaspiração, aumento das mamas, aumento dos glúteos, abdominoplastia (retirada do excesso de pele na região abdominal), cirurgia no nariz e orelhas sendo as mais realizadas. E as mulheres são responsáveis por 88% dessas cirurgias, tudo isso em busca desse ideal de beleza.
Todos os dias vemos casos de mulheres, e principalmente meninas, correndo atrás de dietas malucas para emagrecer o mais rápido possível, levando até mesmo à anorexia ou bulimia.
Sendo que, como eu disse, essa beleza padrão de revista não existe, é tudo tratamento de imagem, feito pelo photoshop. Todas as fotos para revistas passam por tratamento, todas. Não existe uma pessoa perfeita (não que isso seja perfeição, que fique claro) e as pessoas precisam entender isso e parar de perseguir tão arduamente algo que nunca será alcançado, porque isso é algo absurdamente prejudicial. Elas precisam entender que toda cirurgia plástica é uma cirurgia, tem riscos. Muitas pessoas morrem todos os anos por entregarem suas vidas nas mão de verdadeiros açougueiros (me recuso a chamar de médico) em busca do "corpo perfeito".


Mas Amanda, então você é contra o uso do Photoshop? Não. O photoshop é uma ferramenta incrível, se usada com moderação. Retirar uma espinha ou outra, retirar aquele os "olhos vermelhos" que as vezes ficam por conta da câmera, escurecer ou clarear uma foto. Mas, com certeza, sou contra esse tratamento absurdo feito nas edições de revistas, idealizando algo que não existe.

E contra a realização de cirurgias plásticas? Muito menos, até porque seria muita hipocrisia da minha parte, que realizei uma. Mas que elas não sejam feitas a torto e a direito, sem a menor consciência dos riscos e consequências que elas trazem. E que sejam feitas pelas mãos de verdadeiros profissionais, com toda uma equipe especializada e realizada em hospital (sim, sou contra cirurgias plásticas realizadas em consultório e por um simples motivo: Melhor prevenir do que remediar).

Mas e sobre fazer dietas? Desde que sejam feitas, mais uma vez, COM CONSCIÊNCIA. Nem sempre uma dieta é feita buscando o emagrecimento, mas sim uma alimentação mais saudável e a perda de peso é uma consequência disso e, na minha opinião, essa é a forma mais saudável de buscar o seu peso ideal, mas sempre consultando um profissional para te orientar.

Só para que fique claro, eu não sou contra uma pessoa ser/querer ser bonita, desde que ela faça isso para si mesmo, para se sentir bem e não para ser algo que ela não é, buscando ser uma "capa de revista", colocando sua vida em risco. Mas sou sim contra essa idealização de mulher perfeita e acho que isso deveria acabar.

E foi pensando nisso que, em 2011, a Global Democracy o projeto “Body Evolution – Model Before and After Photoshop” (Ao pé da letra: Evolução do corpo: Modelo antes e depois do Photoshop). Essa proposta foi criada para que, toda vez que uma modelo tenha o seu corpo manipulado em um computador, o anúncio/revista/qualquer coisa seja obrigado a ter um aviso que indique isso.



O vídeo mostra a mulher real que foi fotografada e como ela ficou depois de toda a edição com o Photoshop.

E você, o que acha sobre essa indústria do photoshop?

33 comentários:

  1. Parabéns pelo post, esse é um assunto que todas as pessoas deveriam ler, a De falou sobre isso, só que em relação as bonecas humanas, isso faz as pessoas buscarem a beleza que não existe. Às pessoas podem sim querer ser magra, mas desde que seja por vontade própria, a pessoa simplesmente tem que se sentir bem consigo mesmo. Parabéns pelo seu post, ficou ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Não vi o que ela falou, vou procurar.
    Também acho.. sempre por vontade própria, não pra agradar os outros.
    Muito obrigada. Beeijos

    ResponderExcluir
  3. Muito anormal esse corpo "photoshapado" da Kim Kardashian. G ZUIS!!!!

    Muito bonito seu blog, estou retribuindo a visita!
    Beijos, linda! Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. triste isso....eles continuando manipulando imagens com exagero, fazendo mulheres lindas parecerem anormais, com cinturinhas absurdamente finas e um bumbum enooorme, e quando vc vê as fotos sem manipulação, elas continuam lindas, comuns, sim, mas absolutamente lindas, odeio essa industria que quer fazer a mulher comum se sentir, menos, comparada ás mulheres de mentira das revistas.
    seu post foi ''fodasticamente'' interessante, Parabéns.

    http://diadmake.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Super concordo com você ;D Foi um post muito bacana, um tema muito legal a ser abordado. Parabéns pela iniciativa! <3

    ResponderExcluir
  6. blognathaliaoliveira29 de novembro de 2014 13:11

    Adorei o seu post, mostrei-o para minha mãe e ela também adorou. O que nós duas comentamos é que com certeza a modelo do vídeo, ao assisti-lo deve ter se sentido um lixo... Detesto esse tal padrão de beleza. Viver se sentindo bem, com auto estima lá em cima, sendo saudável e feliz que é belo, isso sim deveria ser o padrão de beleza!
    Sou a favor do uso do PhotoShop como uma ferramenta de trabalho para edição de fotos e não para transformação de pessoas.
    Amei seu post, bjss
    http://nathaliaoliveira.com/

    ResponderExcluir
  7. Nossa amei o post. Concordo com vc!! Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente eu ficaria muito brava se vendessem uma imagem "minha", sendo que não seria REALMENTE eu naquela foto. Adorei o post, não tinha visto a original da Kim ainda!

    Beijão,
    tammycezaretti.com

    ResponderExcluir
  9. Cara, eu super concordo com tudo que você falou. Muita gente acaba escolhendo cirurgias plásticas, dietas rigorosas ou treinos pesadíssimos dentro das academias para alcançar esse famosos corpos perfeitos que se mostram tanto em revistas e propagandas. Não acho errado usar Photoshop, tanto é que eu mesma uso, seja para corrigir uma imperfeição no rosto, para tirar uma mancha desnecessária que apareceu, ou aquelas olheiras de panda que não resolvem com nada, porém o uso em excesso acaba se tornando ridículo tanto para quem o usa, quanto para quem o enxerga.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo post!!!!
    Essa indústria do photoshop está distorcendo a visão das pessoas do que é bonito e do que é irreal. :/

    www.alinefranca.com

    ResponderExcluir
  11. Hahahahahha realmente ficou muito esquisito.
    Muito obrigada e tudo em dobro para você :3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Pois é. Eu acho que isso tinha que acabar.
    As mulheres são lindas como são, não precisam de tudo isso para serem bonitas. Mulheres de revista não existem e as pessoas precisam parar de buscar por isso loucamente.
    Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  13. Concordo plenamente com você. Acho que qualquer pessoa que veja uma foto sua passando por tanta manipulação assim, deve se sentir horrível.
    Muito obrigada, beijos! :)

    ResponderExcluir
  14. Eu me sentiria muito mal por ver que uma foto minha teve que passar por tamanha manipulação só para atender padrões inatingíveis de "beleza".
    Beijoos

    ResponderExcluir
  15. Sim, o photoshop foi criado para ser utilizado. Mas essa manipulação em excesso é tão prejudicial e as pessoas não enxergam isso.
    Pessoas morrem todos os dias por se meterem a fazer cirurgias em busca da "perfeição", mas cada vez mais pessoas correm atrás disso e isso precisa acabar!

    ResponderExcluir
  16. Esses photoshop kkk
    Muito bom esse post menina.
    Eu imaginava que ia photoshop, mas achei que era menos. Esse video me deixou surpresa :(

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post, no dia de hoje com essa industria toda do photoshop acaba que tudo e todas devemos ser e ter tudo perfeito, escondendo realmente a realidade.

    http://euamomodamoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo post! Amei!
    Super concordo com você!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  19. Adorei o artigo de opinião, inclusive concordo com tudo que você disse. E não vejo nada demais em a pessoa ter celulite, estrias, afinal são pessoas reais.

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
  20. A foto original da Kim ficou muuuito melhor! Ela já tem uma bunda gigante e ainda aumentam mais! Eu, hein!
    O post ficou muito bom, temos a minha opinião!

    http://mayameirelles.wordpress.com

    ResponderExcluir
  21. Eles criam pessoas irreais e as vezes sinceramente assustadoras.

    http://www.cerejasemneve.com.br

    ResponderExcluir
  22. Já tinha assistido esse vídeo. Acho a Kim tãããão exagerada nesses photoshops hahaha Mas fazer o que, a cada dia essa indústria influencia mais e mais as pessoas a terem o corpo perfeito. Realidade! Adorei o post \o/ <3

    ResponderExcluir
  23. Ana Luiza Santos Togeiro1 de dezembro de 2014 07:38

    Realmente photoshop faz milagres heheeh Achei bem exagerado o do vídeo! Bjs

    ResponderExcluir
  24. Realmente essa "industria do photoshop" tem servido pra incentivar a busca por um corpo que nao é real...
    o problema nao é se cuidar, querer emagrecer fazer cirurgia ou o q seja, o problema é essa busca por algo inalcançável, irreal... as pessoas querem ser iguais as modelos das capas de revistas, mas nem sequer essas modelos sao iguais a elas nessas fotos de capas de revista :/

    parabens pelo post! eh um assunto que devia ser mtooo mais discutido!

    bjos
    www.klaryan.com

    ResponderExcluir
  25. Ninguém deveria se importar com isso. Isso é algo natural do organismo e todo mundo tem ou vai ter um dia.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  26. Mil vezes melhor. Esse "tratamento" ficou bem esquisito.. hahahha
    Obrigada

    ResponderExcluir
  27. Concordo com você.
    Muito obrigada! <3

    ResponderExcluir
  28. Sim, essa busca incessável por algo que não existe, é o que prejudica a população. E o que você disse é tão verdade que, hoje, aquela moça Adressa Urach ficou entre a vida e a morte por causa de um tratamento estético que não era necessário..
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir